Entrevista com Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, aprovado no CACD 2023!

Aprovado aos 22 anos no CACD, Luis Marcelo Gomes Mendes Leite nos conta um pouco sobre sua preparação em língua inglesa para o CACD!

Você já tinha conhecimentos avançados da língua inglesa quando começou a estudar para o concurso?

Não. Ao contrário: tinha conhecimentos muito básicos de leitura e absolutamente nada de escrita.

Quais cursos nossos você fez ao longo da sua preparação?

Step by step e Advanced steps.

Como você organizava seu banco de palavras?

Utilizei o anki, com cards de digitação. Confesso que não montei um banco de palavras muito elaborado, o que foi um erro.

Como você fazia as revisões do banco de palavras?

O próprio anki fazia isso por mim.

Você estudava vocabulário de alta frequência e de baixa frequência? E como estudava colocações e coligações?

Sim. Utilizei os livros do 4000 essential words. Os de baixa frequência eu estudava com base nas atividades de extensive reading e simulados (objetivos e discursivos), mas dava bem menos importância que às de alta frequência. Colocações e coligações tambem eram estudadas com base em atividades de extensive reading e simulados (objetivos e discursivos). Ademais, utilizei muito o COCA.

Quais exercícios complementares a nossas aulas você fez (gramática, vocabulário, Vocabulando, extensive reading etc.)?

Todos eles. Tudo ia pro anki, em formato de cards para digitação, o que me ajudou muito a criar confiança em ortografia.

Como você estudava com base nas nossas correções individualizadas?

Passava todas as indicações para o anki, majoritariamente na forma de exercicios novos. Muitas vezes usei o chatgpt para diversificar os exemplos.

Quantas horas de estudos você dedicava, em média, à língua inglesa semanalmente?

2h por dia. Religiosamente todos os dias da semana.

Como seus estudos de inglês mudavam com a publicação do edital? Você focava só na primeira fase? 

Eu não fazia alterações no planejamento nem na forma de estudo. Mantinha exatamente da mesma forma.

O que você julga importante na preparação para a prova de inglês de primeira fase?

Manter contato com textos de natureza variada e buscar simulados condizentes com o nível da prova.

Você tinha alguma estratégia no que diz respeito a deixar respostas em branco na prova de inglês de primeira fase?

Não, marcava todas.

Sobre a prova discursiva de inglês, em que ordem você acha aconselhável fazer as tarefas? Por quê?

Composition, resumo, versão e tradução. Seguia a ordem da menos mecânica para a mais mecânica dado o cansaço que a prova gerava.

Quanto tempo você acha aconselhável reservar para cada tarefa da prova de inglês de segunda fase?

2 horas para composition, 1 hora para cada uma das restantes.

Como era seu processo para cada tarefa da prova de inglês de segunda fase? Você conseguia fazer rascunho em todas as tarefas? E revisões?

Sim, era possível fazer rascunho e revisões de todas as tarefas.

Por fim, você tem alguma dica de ouro para os candidatos que seguem na preparação?

Revisão e pragmatismo.

**********

Veja o depoimento do Luis Marcelo e mais depoimentos e entrevistas aqui!

Posted In:

Deixe um comentário