Entrevista com Pedro Henrique Oliveira Freitas, aprovado no CACD 2024

Nosso aluno Pedro Henrique Oliveira Freitas, aprovado no CACD 2024, nos conta sobre sua preparação para as provas de inglês do CACD e ressalta que “o CACD é um jogo de resistência”.

Como foram seus estudos de língua inglesa antes de iniciar seus estudos para o CACD? Já considerava ter nível avançado de conhecimento do idioma?

Fiz escola de idiomas por uns 2 anos, mas não concluí o curso. Nunca morei fora, mas entendia bem e consegui me comunicar relativamente bem em língua inglesa. Aprendi majoriatariamente por conta própria. Considerava ter um nível intermediário para avançado.

Como você se preparou para a prova objetiva de língua inglesa?

Simulados fornecidos pelo curso e estudos de vocabulário por meio do Anki.

O que achou da prova objetiva de inglês este ano? 

Achei uma prova condizente com o histórico do concurso.

Na preparação para a prova discursiva, você acha importante fazer exercícios com correção individualizada? 

Sim. Embora a IA ajude muito, a correção individualizada por professor é muito mais rica.

Qual foi sua estratégia para os estudos de vocabulário? E de collocations, em particular?

Colocava novos vocabulários, erros e collocations que eu errava no Anki e ficava revisando os cards praticamente todos os dias.

Como você desenvolveu sua competência tradutória para nossa prova?

Curso teórico, correção individualizada e alguns poucos cards de tradução.

Em que ordem você realizou as tarefas de segunda fase este ano? Quanto tempo levou em cada tarefa? Conseguiu fazer rascunho de alguma tarefa?

Primeiro a redação: fiz o planning, o rascunho (exceto da conclusão), passei a limpo no caderno de resposta e depois fiz a conclusão direto no caderno de resposta. Depois fiz a tradução, com rascunho completo.

Como você avalia a atuação da banca na correção da sua prova discursiva? 

Acredito que foi uma correção justa, exceto na nota de fidelidade da tradução, que consegui majorar no recurso.

Você chegou a interpor recursos contra as correções de inglês? Se sim, quantos pontos conseguiu após os recursos? Acha que as respostas aos recursos foram satisfatórias?

Consegui 4 pontos no quesito fidelidade da Tradução, apenas isso. Considerei as respostas aos recursos muito satisfatórias.

Por quanto tempo você se preparou para o CACD? Durante esse período, fez dedicação exclusiva aos estudos para o CACD?

5 anos e 4 meses, estudando e trabalhando.

Quais foram os maiores desafios que você, pessoalmente, enfrentou ao longo da preparação?

Organização da rotina entre trabalho e família (sou casado e tenho uma filha).

Você acha que a prova de língua inglesa está entre as provas mais decisivas na fase discursiva? Quais provas considerou decisivas este ano? 

Não, pois as notas foram muito próximas entre os candidatos. A mais decisiva, para mim, foi Economia.

Você tem alguma dica de ouro para dar aos candidatos que seguem na preparação?

O CACD é um jogo de resistência, então basta persistir e buscar melhorias nos seus estudos que uma hora o resultado virá.

**********

Veja o depoimento do Pedro e entrevistas e depoimentos de outros aprovados aqui!

Posted In:

Deixe um comentário